segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A RAZÃO DO MEU SORRISO?




Você é uma pessoa "Apesar de" ou "Por Causa de"?


(texto de Kau Mascarenhas)


Começo a semana sabendo que a Dilma terá mais quatro anos no poder e que o meu time está descendo a ladeira da Segundona. E você deve estar questionando o porquê do meu sorriso. Poderia listar mil motivos mas pode ser que, simplesmente, o fato de escolher ser uma pessoa "Apesar de" seja o bastante para explicar. Pessoas "Apesar de" costumam pensar que as situações por si mesmas não podem ser justificativas para o binômio Felicidade/Infelicidade. Ser mais senhor dos meus estados me dá a possibilidade de escolher como reagir diante das situações e não de ser condicionado por elas o tempo inteiro. Apesar de não viver exatamente como gostaria, apesar de não ter todos os meus desejos concretizados, apesar de não ter tudo o que gostaria e de não estar ao lado de todas as pessoas que são importantes para mim, eu continuo vivendo, aprendendo e mudando. Procuro tirar de cada instante o seu sabor, e igualmente o seu impulso de crescimento. E por isso, hoje, sorrio.
As pessoas "Por Causa de" costumam viver dizendo que estão descontentes e desenergizadas por causa do marido, da esposa, da sogra, dos pais, do governo, do chefe, do trabalho... enfim, sempre colocam externamente os motivos pela forma como se sentem e como vivem. 
Ah, claro, também já tive os meus momentos "Por Causa de". Quem não os teve? 
E, é obvio, quando assim estive segui a filosofia do famoso personagem Homer Simpson que nos afirma "a culpa é minha - eu a ponho em quem eu quiser."
Se eu observar os problemas como coisas de fora nunca me sentirei capaz de resolve-los. 
Prefiro, portanto, lembrar que filósofos de épocas muito diferentes da história do pensamento, de Sêneca, na Roma antiga, a Sartre, existencialista francês contemporâneo, costumavam ensinar que "o mais importante não é o que o mundo faz conosco mas o que fazemos com o que o mundo faz conosco". 
A PNL - Programação Neurolinguística, minha principal ferramenta de trabalho corrobora dizendo que "o mais importante não é o fato e sim o que fazemos com o fato".
Quem sabe já chegou o momento de você também pensar diferente e fazer com que seu sorriso seja mais relacionado com suas deliberações, com sua forma de entender a vida, do que com as coisas do mundo. Assim, na próxima manhã você terá mais chances de acordar e sorrir também. Nenhuma garantia, apenas uma probabilidade maior. 
Se assim quiser, obviamente. 
Abraços com kaurinho e meu desejo de excelente semana apesar de... 

(Kau Mascarenhas)
Clique acima e conheça textos, desenhos e aulas gratuitas de Kau Mascarenhas.

Nenhum comentário: