terça-feira, 23 de abril de 2013

99- De quem é a Responsabilidade?




Ele bem que tentou
(texto e ilustração de Kau Mascarenhas)



Tentou acordar cedo mas não conseguiu porque o despertador não tocou. Faltou energia durante a madrugada. "Maldita companhia elétrica"! Ficou na cama mais do que deveria e isso bagunçou todo o planejamento do seu dia.
Tentou se alimentar bem, fazer um café da manhã reforçado, mas diante do tempo escasso pegou somente um iogurte e um biscoito creamcracker. Fez o breakfast no elevador enquanto abotoava a camisa. "Maldita vizinha do 904 que fica me olhando esquisito só porque estou comendo e arrumando a roupa no elevador".
Tentou compensar o tempo perdido driblando o trânsito que estava infernal, como sempre, mas acabou se atrasando para uma reunião importante. "Maldito prefeito que não tem programas efetivos para resolver essa bagunça!"
Tentou avisar sobre o atraso ainda do trânsito, mas o celular estava sem sinal. "Maldita operadora que é a campeã em queixas na ANATEL!"
Tentou, ao chegar, pedir desculpas pelo atraso mas como os convidados eram muito rígidos e inflexíveis, pela cara que fizeram, eles não aceitaram. "Malditos clientes! Acaso são ingleses? Por que têm tanta obsessão por pontualidade?"
Tentou expor suas ideias da melhor maneira aos presentes mas o pessoal da gráfica não entregou a tempo o relatório que deveria estar com eles desde o dia anterior, e isso comprometeu a apresentação. "Malditos sejam esses incompetentes! Vou mudar de gráfica assim que possível!"
Tentou almoçar com a nova namorada mas o chefe o prendeu no escritório numa conversa interminável sobre um tal novo projeto. Acabou não ligando com antecedência para ela pois pensou que a conversa com o chefe não levaria mais de 20 minutos. "Maldito Dr. Peixoto! Como pode ser tão prolixo? Explicou meticulosamente, durante uma hora e meia, esse novo trabalho, bem na hora do almoço?"
Tentou avisá-la sobre a mudança de planos, mas só caía na caixa postal. "Maldita operadora dela também!"
Tentou explicar-se para ela após receber as 18 mensagens desaforadas que chegaram de uma só vez, mas não teve muito resultado. "Maldita namorada! Como pode ser assim tão nervosa? Não é nada compreensiva..."
Tentou ir às 19:00h ver a estreia do balé da filhinha mas o trânsito estava caótico de novo e acabou chegando às 21:00. A garota e a ex-esposa saíam descendo pelas escadas do teatro, de mãos dadas e caras de poucos amigos. "Maldito trânsito e maldito prefeito, de novo!"
Tentou pedir desculpas dizendo que no final de semana sairia com a menina, iriam ao cinema e etc e tal, mas o olhar silencioso da garota, lacrimoso, mostrou que nada poderia compensar aquela ausência do pai em seu show da escola de dança. "Maldita ex-mulher! Deve estar fazendo a cabeça da menina para que não goste de mim!"
Tentou ir à academia treinar e suar um pouco, liberar-se do stress. Mas após um dia desses, horroroso, o melhor seria tomar uma chuveirada e cair na cama. "Maldito dia!"
Tentou relaxar no banho mas a água estava fria. Tudo por culpa do eletricista incompetente que não veio trocar a fiação na semana passada conforme combinado. "Malditos sejam esses profissionais que furam com a gente!"
Tentou dormir cedo, mas não conseguiu por causa da preocupação acerca das responsabilidades com o novo projeto que teria que assumir a partir do dia seguinte com poucos recursos e equipe pequena. "Maldita seja a situação econômica do pais que não permite à empresa a contratação de mais profissionais para me ajudar nesse novo empreendimento!"
E assim ele vai construindo seus dias.
Enfim, durante toda a vida, ele está tentando ser feliz. Mas como isso é possível quando se tem tantos "malditos" ao redor?
Quando alguém não considera que as escolhas de contato com o mundo são suas, acaba vivendo com muitas explicações e pouquíssimas construções.
Quem se coloca fora do problema, igualmente não se percebe capaz de promover a solução, e pode receber o diagnóstico de uma doença conhecida por TCR (Terceirização de Culpas e Responsabilidades).
Tentar nunca será fazer, bem como lamentar e amaldiçoar nunca trará o tempo perdido de volta.
Se você, mesmo que em parte, se identificou com o personagem descrito, que tal começar a pensar sobre como fazer sua vida acontecer de uma maneira diferente?
Lembre-se: acomodados encontram desculpas, e realizadores encontram caminhos.

***

Mude sua Vida. Conheça PNL. 
Turmas novas do Curso Básico de PNL iniciando em maio. Um grupo é especialmente voltado para pessoas que residem em outras cidades, confira.

Nenhum comentário: