terça-feira, 4 de agosto de 2009

18- "VOCÊ NÃO ME ENTENDEU" OU "EU NÃO ME FIZ ENTENDER" ?


Dentre os pressupostos da PNL encontramos alguns muito interessantes relacionados com Comunicação:


- É impossível não comunicar;

- Comunicação não é a intenção, e sim o resultado;

- 100% da responsabilidade pela comunicação pertencem a quem quer comunicar.


Podemos notar processos de resistência em algumas pessoas no que diz respeito à aceitação daquilo que queremos apresentar. Ao invés de imaginarmos que há uma dificuldade no outro em compreender o que queremos transmitir podemos, de forma mais proativa, procurar um melhor processo para levar nossa mensagem até o outro. Metaforicamente diríamos: se a porta não está abrindo, o problema pode não ser da porta, e sim da chave. Qual a melhor chave?


Ouvimos muitos profissionais da área de educação ou treinamento dizendo: "As pessoas daquele grupo são muito rígidas, não aprendem, não mudam!"

Ou um terapeuta que se coloca em relação ao seu paciente ou cliente, afirmando: "Você é muito resistente!"

E dentro de casa?"Juninho é terrível! Ô criança difícil! Ele não me ouve!"

"Meu marido/minha esposa parece que não entende nada do que eu digo!"


É claro que há pessoas com dificuldades na captação das informações ou que, por conta de seus proprios filtros e mapas, construídos em inúmeras vivências, podem distorcer as mensagens que recebem.

Mesmo assim, na condição de comunicadores que buscam excelência, podemos procurar qual a melhor forma de entrar no mundo do outro e construir a melhor ponte.

Como esses pressupostos chegam até você? O que pensa sobre eles? Gostaria de compartilhar alguma experiência relacionada com esse ponto?
Que tal cadastrar-se em nossa rede social? Conheça mais sobre PNL, Desenvolvimento Humano, neurociências, espiritualidade. E faça excelentes amigos!

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!

Gostei muito do seu blog, me parece ter mensagens lindas para pessoas que estão abertas aos aprendizados da vida. Eu gostaria de poder ir na palestra de hoje, mas tenho aula. Também fiquei curiosa a respeito do seu livro.

Virei visitá-lo mais vezes.

Um grabde abraço!!!

kaumasc@yahoo.com.br disse...

Será sempre bem vinda, Naiana! Bj e paz!

Michelle Marcelino disse...

Olá Kau!

Fui apresentada ao site ontem por um colega de trabalho. Achei tudo extremamente interessante...
Pretendo ir a palestra do dia 16 para ter contato maior sobre a PNL.
O blog também está bastante proveitoso, especialmente o texto dos três amores.
Espero me identificar ainda mais com a proposta da PNL!!
Prazer em conhecê-lo!

Michelle

kaumasc@yahoo.com.br disse...

Muito grato, Michelle. Volte sempre! abraços!