segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

APRENDIZADO




Rua é Escola: Para quem tem Ouvidos de Ouvir e Sentidos de Sentir

(Texto poético de Kau Mascarenhas)



De onde brotava aquela voz admirável?
No burburinho da avenida um homem cantava e me aquecia o coração.
Era um pássaro sem asas. Um homem sem braços e com imensa sensibilidade.
Num buscador de sentido como eu, comoção inevitável. 
Ele não podia segurar o microfone mas sua arte me tocava, me agarrava.
Questões, reflexão. Seria carinho na alma ou empurrão?
Meus olhos diziam que aquilo era de verdade.
Uma coisa dentro de mim então gritava:
"Se ele não tem braços e canta, o que você pode fazer e não está fazendo?"
Sem resposta em mim. Apenas aquela voz que me chegava, e me cegava. 
Não ouvia mais nada. Nem via mais nada. Nem céu nem chão. 
Nada além daquela arte ali na rua impensável, competindo com os ecos da cidade.
Parei. Nada mais me merecia além daquele show estupendo.
E vinha rock, e depois balada, e a seguir um pop adorável.
Eu poderia dançar, fazer baile naquele chão.
Mas ele não. Aquela voz que não tinha braços, também não tinha pernas. Verdade!
O dinheiro que plantei em seu chapéu, qualquer que fosse, não pagaria
a inspiração que me germinou na alma. Inesgotável.
Sem braços, sem pernas, e tão forte. Só vendo.
Tão mestre sem querer, dando aula de vida no calçadão. 
Pensei em braços e pernas da mente. Em poder. Amplidão. Imensidade.
E ali não foi só um cantar banal numa rua qualquer. Ou qualquer tarde.
Foi mudança. 
Uma ave ferida me deu novas forças, e me senti renascendo.

(Dedicado a você e a sua esposa, Marcos Rossi. Sua arte e sua atitude dando um show de humanidade ali, em plena Av. Paulista, em mim fizeram diferença)

*****

Conheça mais sobre Kau Mascarenhas, receba textos, ilustrações e mini-aulas cadastrando-se em
www.pnlcursos.com.br/cadastro

Conheça mais sobre o cantor, skatista e surfista Marcos Rossi:
https://m.youtube.com/watch?v=LIzbNEyJB-E

Nenhum comentário: