sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UMA VIDA DE SUCESSO: JOSÉ WILSON DOS SANTOS E A AGES

O SONHO DE UM EDUCADOR VISIONÁRIO NO MEIO DO SERTÃO BAIANO
(texto de Kau Mascarenhas)

Parece que não é deste mundo.
Quem viu o terreno inóspito, vazio, crestado pelo sol malvado do sertão vinte anos antes não poderia imaginar que ali brotaria um lugar tão especial.
A Faculdade Ages na cidade de Paripiranga – Bahia – surpreende.
São sete mil alunos matriculados, entre escola e faculdade, em instalações que compreendem espaço ecológico com lago e belas palmeiras imperiais, shopping center, academia, praça de alimentação, além de salas de aula perfeitamente equipadas e biblioteca.
Refiro-me aqui uma vez mais ao número de alunos, sete mil, pois esse também é o número de habitantes da pequena cidade onde a instituição está sediada.
Isso se explica pelo fato de ser um núcleo educacional que atrai jovens residentes em cidades de toda a região para seus 18 cursos universitários que incluem Engenharia Civil, Administração, Psicologia, Direito dentre outros.    
Trata-se do sonho de José Wilson dos Santos, o empreendedor visionário, criador de uma obra educacional notável que se configura como modelo de excelência.
O pequeno engraxate que aos 8 anos de idade usou parte das suas moedas para comprar picolés e guardou outra para investir em novas latas de pasta de sapatos, já pensava grande.
Com o excedente que ia surgindo, adquiria pintinhos de granja e ração. Na primeira empreitada comprou apenas cinco. Mais tarde, cinquenta.
Seu tino e sua criatividade eram impulsionados por uma vontade imensa de crescer. 
Ao ingressar na escola sofreu marginalização por não ter roupas e sapatos adequados, tampouco poder comprar os livros necessários.  
Mas aquele espaço onde se podia estudar, conhecer o mundo e crescer, passou a ser o seu recanto de paz. Ali nascia o ideal de um dia construir um lugar seu, onde as pessoas pudessem ter ensino de qualidade para fazer desse mundo um lugar melhor para se viver.
Passou fome, trabalhou muito desde sempre, viveu muitas dificuldades para concluir seu curso de Letras, mas nunca perdeu o foco daquele sonho: 
Funcionário do Banco do Brasil mais tarde, usava parte do salário para manter a pequena escola que fundou em 1980. A cada mês uma nova sala de aula, ou melhorias para as já construídas, desconsiderando lazer e necessidades pessoais. 
O resultado de suas ações é hoje um núcleo de ensino reconhecido como uma das instituições de melhor conceito em ensino superior pelo MEC no país.
Os eventos anuais que realiza na faculdade como o Forum Regional e a Semana de Produção Científica atraem pessoas de todo o Brasil com suas palestras, seminários e shows. Um deles recentemente contou com uma apresentação da grande estrela Ivete Sangalo e palestrantes de peso como Augusto Cury. 
Em visita à região esta semana com o amigo Cássio Biscarde e sua filha Brenda, fui conhecer a AGES e fiquei muitíssimo feliz por ter conversado com José Wilson que, muito amável, nos recebeu em seu escritório. Apesar do seu tempo escasso  ficou uma hora inteira conosco a falar sobre sua história.
Não poderia deixar de compartilhar com vocês esse momento, e sugiro que visitem a AGES. 
Ou, agora mesmo, que possam dar uma olhada em seu site: www.faculdadeages.com.br 
Conhecer vidas como a dele faz total diferença. E nos impulsiona a acreditar que impossível é apenas aquilo que ninguém realizou até que alguém realize.




Fotos:
1- Entrada da AGES - esculturas homenageando as etnias negra, índia e branca
2- Entrada da AGES - Recepção
3- Eu com José Wilson dos Santos e Cássio Biscarde
4- Vista do Jardim e do Parque das Palmeiras à frente da instituição
5- Circulação salas de aula
6- Vista interna do núcleo central com shopping e academia
7- Vista panorâmica com recepção, jardins e miniatura da Torre Eiffel no espelho d'água
8- Núcleo da praça central onde com o palco onde ocorrem grandes shows
9- Vista frontal do shopping, a partir da praça central
10- Vista interna do shopping e praça de alimentação











Um comentário:

Unknown disse...

Que linda historia de vida!!!