terça-feira, 28 de janeiro de 2014

REGISTRO E FACILITAÇÃO GRÁFICA


Ganhamos um presente nesse último final de semana de janeiro. 
A Appana Mind em seu curso de pós em Coaching, agora que estamos trabalhando com processos grupais, nos trouxe um workshop de Facilitação Gráfica (ou Registro Gráfico) com Vitor Massao. 
Nos deleitamos ao mesmo tempo em que desenvolvíamos efetivamente uma nova competência: registrar de forma artística uma palestra, aula, seminário ou curso. 
A ideia é a de que, após o evento, alguém possa olhar o registro gráfico e evocar os conteúdos e experiências que obteve no treinamento. Por isso cabe ser criativo e, obviamente, veloz pois o desenho e as anotações são feitos enquanto se assiste à apresentação. 
Isso mesmo. Enquanto assistimos à palestra ao mesmo tempo criamos o desenho e fazemos as anotações. Igualmente é necessário ter capacidade de pegar os pontos-chave da fala do palestrante; portanto, ter escuta ativa e poder de síntese. Aqui exponho um dos trabalhos que fiz no final de semana sob a orientação do Massao. O objetivo era assistir à palestra da Lala Deheizelin (Ver essa palestra bárbara no T.E.D. que tem uns 17 minutos: http://www.youtube.com/watch?v=2z4vnXpO4nk) "Construir o Futuro Desejado sem Fazer das Tripas Coração" e fazer simultaneamente o registro gráfico. 
Eis o meu trabalho. No final todos nós conseguimos ir além daquilo que imaginávamos ser capazes. 
Adoro ter momentos em que penso que algo é quase impossível para logo a seguir notar que a coisa aconteceu, de forma fluida e prazerosa. "A simplicidade é a máxima sofisticação". Muito grato, Appana. Muito grato, Massao.

Conheça: www.appanamind.com.br 
Conheça também (no Face): Coletivo Entrelinhas
Conheça também: www.pnlcursos.com.br / Para os aprendizes visuais esse tipo de trabalho é fantástico!










Nenhum comentário: