terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

70- DESEMPREGO?


NÃO EXISTE DESEMPREGO. EXISTEM DESEMPREGADOS.
(texto e ilustração de Kau Mascarenhas)

Para entender essa realidade basta observar a atitude mental de cada pessoa que se encontra momentaneamente sem ocupação profissional. Ela invariavelmente acaba por determinar sua relação com o trabalho e com a prosperidade.
Onze orientações que certamente trarão resultados:

1- Se você está sem emprego, não queira emprego. Queira trabalho. Assim abrem-se possibilidades maiores. Quem sabe você pode ser um empreendedor autônomo? E mesmo que esteja contratado numa empresa, mantenha em mente a postura de alguém que é sócio, e que quer resultado e qualidade, e não apenas bater ponto e receber salário.

2- Acorde cedo pela manhã. Aja como alguém que trabalha mesmo que não esteja empregado. Ficar na cama sentindo pena de si mesmo não ajudará em nada. Procure criar algo positivo, estudar, ler, ajudar pessoas. Coloque-se à disposição da vida mostrando que é capaz. Um serviço voluntário também pode ser excelente opção para expor sua competência e para aumentar seu capital humano, levando-o a conhecer pessoas. Quando você oferece algo de positivo para a vida, a vida procura retribuir. É uma lei universal.

3- Obtenha feedback dos que o conhecem acerca da sua empregabilidade. Procure conversar com pessoas lúcidas e sinceras, que sejam amigas o suficiente para ajudá-lo a entender o que acontece com você. Ouça com atenção sem retrucar, ou nada do que elas lhe disserem será aproveitado. Lembre-se de que nem tudo o que lhe dizem faz sentido, mas faz sentido ouvir com atenção tudo o que lhe dizem. Depois você poderá filtrar aquilo que é valioso do que não serve para impulsioná-lo em seu crescimento.

4- Cuide-se. Sua imagem é algo importantíssimo tanto para obter um emprego como para desenvolver um negócio próprio. Uma aparência de derrotado ou desleixado não ajudará em nada a sua recolocação no mercado. Será muito valioso mostrar-se como alguém de sucesso antes de ter o sucesso.

5- Peça licença à vergonha e bata à porta daqueles que podem lhe dar boas chances. Todos nós sabemos como o orgulho e a vaidade podem prejudicar bons contatos. Por mais que seja difícil, empenhe alguma energia na busca de entrevistas, ou até conversas informais no âmbito social. Onde possa expor sua situação real. Fale a respeito do seu interesse em fazer parte do quadro da empresa. Coloque-se como alguém que tem algo a oferecer e que está, no momento, disponível.

6- Tome cuidado com as pessoas do bueiro. Sim, há dois tipos de gente que aparecem com frequência quando estamos desocupados: pessoas do bueiro e pessoas da arquibancada. As do bueiro querem arrastar você para baixo e usarão de todas as artimanhas possíveis para deixá-lo por lá. E não farão isso por mal. Elas apenas querem sua companhia. As da arquibancada são aquelas que procuram empurrá-lo para frente, dando oportunidades e torcendo para que você cresça. Cabe a você identificar quem é quem e ficar mais tempo na companhia das que podem ajudar verdadeiramente.

7- Seja ético. Nada mais importante do que ser verdadeiro, honesto, e ter uma postura de lealdade com todos aqueles que estão ao seu redor. Comece em casa. Esse será um grande exercício. Como alguém pode se tornar um bom profissional quando não é uma boa pessoa? Sejamos bons pais, mães, filhos, filhas, amigos, amigas, vizinhos, cidadãos.

8- Procure fazer algo que realmente gosta. Ainda não sabe? Descubra urgentemente. A satisfação profissional é um valiosíssimo elemento de sucesso na carreira. Quando alguém acorda pela manhã para se dirigir ao local onde trabalhará por horas sem ter em si o combustível do prazer, fatalmente mostrará sua contrariedade e seu desânimo. Isso contagiará os que estarão a sua volta e criará um péssimo clima. Fazer algo que se gosta é fator de sucesso.

9- Projete o futuro com a mente. Crie construções internas nas quais você possa se ver já em atividade profissional lucrativa e energizante, e vibre com essas imagens. Algumas pessoas pensam que devemos alcançar objetivos primeiro para poder comemorar depois. Ledo engano. No cérebro a sintaxe é inversa. Comemore primeiro - internamente - para poder alcançar depois aquilo que busca. Celebre por dentro o futuro que ainda está por vir.

10- Confie. Saiba que a vida reserva grandes surpresas e espera que você esteja pronto para receber os presentes que ela vai lhe encaminhar. Confie no dia de amanhã. Ele será melhor que hoje se você estiver preparado. Confie na sua capacidade de aprender, crescer e mudar. Confie nos recursos que já estão em seu interior como coragem, força e disposição. Você segue alguma estrada espiritual? Confie em Deus. Ore. Peça. Movimente-se espiritualmente na direção do seu propósito.

11- Transforme sua confiança em ações e suas ações em hábito. Que tal começar agora?

Mude sua Vida. Conheça PNL.
www.proserinstituto.com.br

Nenhum comentário: