domingo, 3 de julho de 2011

51- Sobre Prosperidade, Dinheiro e Espiritualidade














Sobre Prosperidade, Dinheiro e Espiritualidade
(por Kau Mascarenhas)



Quantas vezes recebemos programações negativas a respeito do dinheiro?
“Dinheiro não traz felicidade” e “todo rico é egoísta” foram algumas delas provenientes dos nossos familiares e de religiosos com os quais tivemos contato.
Para muitos de nós as interpretações equivocadas de textos sagrados foram a origem dessas crenças, que fizeram com que o sucesso nas finanças viesse carregado de efeitos colaterais como culpa e medo.
“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico alcançar o reino dos céus” (Mt 19:22-24) é uma das passagens do Evangelho que caíram nesse viés que deprecia a energia monetária.
Importante é observar que as traduções da Bíblia do hebraico e aramaico para o grego, e depois para o latim, fizeram seus textos terem diversas interpretações que nem sempre condizem com aquilo que os seus autores queriam transmitir originalmente.
Especialmente para esse trecho, alguns estudiosos apontam que havia na muralha de Jerusalém uma entrada pequena pela qual só poderiam passar os camelos abaixados e sem a mercadoria que eles carregavam. As palavras em hebraico que designavam esse tipo de abertura eram as mesmas de “buraco da agulha”.
Assim, usar essa ideia como metáfora pode ter sido a intenção de Jesus, querendo ensinar que para entrar no reino de Deus era importante fazer como o camelo que entrava na cidade: abaixando-se, tornando-se humilde, e retirando das costas a carga de materialidade. Ou seja, aquilo que vale é o Ser e não o Ter.
Entretanto isso não condena biblicamente o dinheiro, apenas afirma que as coisas materiais não vão conosco para a vida espiritual.
Por outro lado, tudo aquilo que fizermos com o dinheiro e com todos os demais recursos valiosos que recebemos ou que desenvolvemos nos permitirá a construção de uma vida feliz e cheia de significado.
Se lermos com absoluta isenção os textos sagrados, não apenas a Bíblia mas os ensinamentos de diversas religiões, não encontraremos orientações que associem o dinheiro a algo obrigatoriamente ruim.
A abastança obtida com ética e a partir do talento e das capacidades que possuímos pode ser um importante fator gerador de impulsos positivos para a transformação da nossa realidade e a daqueles que nos cercam.
Dinheiro é um dos recursos importantes e abençoados que o ser humano possui para construir sua felicidade na vida, assim como saúde, inteligência, carisma e habilidades de comunicação. E se ele funciona como servo e não como senhor, podemos conectá-lo como elemento impulsionador de felicidade, que é verdadeiramente uma busca espiritual.
Quando falamos a respeito de prosperidade, situamos os recursos financeiros lado-a-lado com vários outros aspectos importantíssimos da vida. Por isso podemos dizer que uma pessoa próspera é alguém que tem uma vida plena de recursos, bem estar, amigos, relacionamentos saudáveis e não apenas dinheiro.
Ao estudar a PNL – Programação Neurolinguística – observamos que aquilo em que acreditamos, ou seja, nosso universo de crenças, é decisivo para a construção de nossa realidade. Se cremos que ter dinheiro e ter felicidade são ideias incompatíveis podemos acabar sem nenhuma delas.
A alma anseia por viver bem, e o ser humano tem sua essência se manifestando em tempo presente nesta vida, numa existência concreta, material.
Assim sendo, que o nosso amor em saber usar abençoe os recursos que nossa inteligência tiver capacidade de conquistar.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E você? Quais as suas crenças a respeito do dinheiro? Será que elas estão ajudando ou atrapalhando sua vida nos âmbitos pessoal e profissional?


Confira o Seminário “Money Clinic: Gerando Prosperidade para sua Vida”, com a Dra. Deborah Epelman. O PRO-SER Instituto trará a Salvador o evento que já mudou a vida de pessoas em várias partes do mundo. Um momento para pensar e reformular crenças, mudar paradigmas e encontrar motivação para sucesso e realização na vida profissional.
Confira clicando aqui: http://www.proserinstituto.com.br/money.html

Um comentário:

Eulália disse...

Os bens materiais tem sua importância para nossa vida. O problema Maior se dá quando O TER tornar-se mais importante QUE O SER.Quando isso ocorre, os piores sentimentos( orgulho,egoísmo,avareza..)acercam a vida da pessoa e como consequência a falta de AMOR,RESPEITO a si e aos outros.