sábado, 5 de dezembro de 2009

23- MINHA ENTREVISTA PARA O JORNAL DA ALSCIB - IGUATEMI

Olá, amigos.

Dei entrevista ao jornal da ALSCIB - Associação de Lojistas do Shopping Center Iguatemi Bahia.
Segue aqui na íntegra.

Abraços!

- Kau, nós fale um pouco sobre a importância da PNL:
A Programação Neurolinguística, como neurociência, nos ajuda a perceber que temos maior poder sobre o que ocorre com nossas vidas, e que o sucesso, pessoal ou profissional, não está ao sabor do acaso. Utilizar melhor o cérebro, saber como ele funciona e quais as maneiras de encontrar excelência nos vários âmbitos da vida, aumentar nossa capacidade de administração emocional e de comunicação, são alguns dos pontos que fazem a PNL ser considerada a Nova Tecnologia do Sucesso. Ela vem mudando o cenário de muitas empresas e ajudando indivíduos em processos de transformação e desenvolvimento. Conhecer PNL atualmente é um fator que diferencia as pessoas, e pode representar grande abertura para recolocação no mercado de trabalho, alcance de metas, crescimento profissional e maior qualidade de vida, com bem-estar e felicidade. Tem levado muitas empresas a multiplicar seus resultados ao mesmo tempo em que gera maior bem-estar para seus colaboradores.

- De onde vem a experiência da PNL, já que se fala muito sobre motivação?
A PNL, especificamente no aspecto da motivação, demonstra como as pessoas funcionam de formas diferentes. Há pessoas que têm uma espécie de “programa” que faz com que se sintam animadas quando vislumbram algo positivo no futuro. Outras, entretanto, buscam fugir do negativo. Para essas ultimas, sentir certo receio de que algo ruim pode acontecer é o disparo para empreenderem ações de mudança. Fora isso, há um universo de crenças que constroem seus modelos de convicções e paradigmas, e isso interfere diretamente nas motivações. Quando falamos de crenças, lembro-me de Henry Ford dizendo “se você crê que pode ou crê que não pode, de qualquer forma estará certo”, e de Lao Tsé nos lembrando que “por não saber que algo era impossível, alguém foi lá e fez”. Não se trata mais de “ver para crer”. A PNL demonstra que é mais importante “crer pra ver”. Acreditar no sucesso, ter convicção de que se é capaz de alcançar algo, atua no sistema límbico, e movimenta uma grande quantidade de neuropeptídeos capazes de impulsionar alguém a ter atitudes de sucesso. É algo fortemente fisiológico. Tudo isso pode ser respaldado atualmente por exames funcionais de imagem e/ou laboratoriais. A conexão corpo-mente-emoção é tão forte que a biologia muda quando alguém tem um pensamento ou sente uma emoção. Melhor que sejam positivos.

- O que pode trazer de benefícios às pessoas que trabalham no Shopping Iguatemi?
A PNL pode ajudar todo e qualquer profissional que deseje obter um maior conjunto de ferramentas para encontrar excelência naquilo que faz. Lideres podem usar esses conhecimentos para motivar suas equipes, vendedores podem aprender a influenciar seus clientes e a fazer bons negócios, pessoas que trabalham em qualquer área podem lidar melhor com suas emoções e saber como administrar as pressões que recebem, bem como encontrar recursos interiores para alcançar metas. Hoje os produtos são cada vez mais fáceis de ser encontrados. O grande diferencial é o serviço prestado. O fator humano nos estabelecimentos comerciais faz com que mais e mais pessoas entendam a loja como um palco e o cliente como um espectador. O espetáculo começa quando alguém entra no estabelecimento e começa a ser atendido. Não se oferece, em tese, apenas um produto ou serviço. Oferece-se um conjunto de emoções que fará essa pessoa voltar ou não, falar bem ou mal, enfim propagar dessa ou daquela maneira a experiência que teve ali dentro. Essa idéia é bem explicada no livro “O Espetáculo dos Negócios” de Joseph Pine, e tem tudo a ver com PNL e o trabalho num shopping.

- Nos fale um pouco sobre como melhorar as vendas com a PNL.
A primeira coisa importante que a PNL oferece a um vendedor é a reconquista da auto-estima. Existirá nesse mundo um profissional que receba “nãos” com mais freqüência? Dentre seus conceitos, a ressignificação é uma das mais importantes contribuições da PNL para quem trabalha na área, ajudando-o a perceber que não há fracasso e que, de cada “não”, podemos extrair algum aprendizado importante, impedindo que isso se torne um fator de auto-depreciação. Outra forma bem prática de contribuição da PNL nesse setor é seu estudo sobre como o cliente funciona. Há três grandes grupos de pessoas: os visuais – para quem o mundo é absorvido e compreendido melhor através de imagens, os auditivos – que têm os ouvidos e os processamentos mentais sonoros como referência, e os cinestésicos – para os quais as sensações táteis, as emoções, o paladar e o olfato têm maior importância. Como reconhecê-los? Como vender para eles? Podemos encontrar essas respostas estudando PNL. Além disso há uma infinidade de técnicas e conceitos relacionados à comunicação e à administração emocional que podem ser decisivos no alcance de metas para quem trabalha com vendas. A PNL também contribui com um roteiro seguro para a boa formulação de objetivos. Sobre esse ponto há valiosos ensinamentos no meu livro “Mudando para Melhor”, da editora Altos Planos, que podem ser muito úteis.

- Nos conte um pouco de sua experiência com a ALSCIB?
A ALSCIB é um grande e querido cliente, e parceiro de longas datas. Além de palestras, também ofereci no próprio shopping Iguatemi há alguns anos um curso de PNL voltado para vendas que teve uma ótima procura e excelentes resultados. Percebo a ALSCIB como uma organização que está muito atenta ao que acontece de novo e de bom para poder dar suporte e apoio aos seus associados. Além de tudo tenho grande carinho e amizade pelo seu corpo de diretores e sempre me sinto feliz quando estou envolvido em algum trabalho que possa ajudá-los.

- E o público? Tenho visto que as pessoas que vão às suas palestras gostam muito de você. Como é isso?
Acredito que isso se deve em parte à forma como desenvolvo meu trabalho de exposição. Minhas palestras, cursos e seminários são bastante vivenciais, movimentados, descontraídos, cheios de jogos e experiências grupais. Igualmente, gosto de usar recursos áudio-visuais como trechos de filmes e músicas também. Isso tudo eu venho aprendendo com a própria PNL, pois ela ensina importantes estratégias de neuro-aprendizagem fazendo com que saber e sabor voltem a se encontrar. Um outro ponto é que realizo o meu trabalho com enorme prazer. Estar à frente de um grupo ensinando pessoas a chegarem mais perto dos seus sonhos é uma forma maravilhosa de sentir que abracei de verdade minha missão de vida e isso me dá uma alegria imensa, uma espécie de vibração diferente, que acabo levando para as palestras. Prefiro me sentir lado-a-lado com as pessoas. Ao invés de falar para elas, falo com elas. Isso faz diferença.

- Obrigado Kau. A ALSCIB, colaboradores e lojistas agradecem pela sua entrevista.
Eu agradeço igualmente dizendo que desejo excelentes vendas e prestação de serviços. Sou cliente do Shopping Center Iguatemi desde sempre e me sinto muito feliz em saber que vocês estão crescendo e aprendendo continuamente. Uma organização que aprende e que está em dinamismo de desenvolvimento constante é uma organização que se dispõe a encarar o futuro sem medos e com muita esperança. Enfim, uma organização que permanecerá.

Informações para imprensa:
Kau Mascarenhas é consultor, conferencista, escritor, autor do livro “Mudando para Melhor”. Atualmente também apresenta o programa “Almanaque de Idéias”, levando PNL a mais e mais pessoas através da TV e da Internet. Tem formação completa em PNL – Programação Neurolinguística. Há 15 anos desenvolve seu trabalho através de palestras, seminários e cursos para todo o país e, desde 2007, também aos Estados Unidos. Realiza há 14 anos os cursos de formação em PNL na cidade de Salvador. Organizações que já contaram com seu trabalho: ALSCIB, Banco do Brasil, O Boticário, Farmácia A Fórmula, Laboratório Leme, Petrobrás, TIM, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, dentre outros.
Maiores informações:
www.kaumascarenhas.com.br
www.mudandoparamelhor.ning.com