sábado, 4 de abril de 2015

SOBRE A PAZ-COA...




Coar alegrias e renovar-se
(texto e ilustração de Kau Mascarenhas)

Penso agora, aqui tomando café, em como desejar-lhe uma Feliz Páscoa. 
Quero expressar meu desejo dizendo a você algo de forma diferente daquelas que já fiz.
E é ele - o meu café recém preparado - que vai me ajudar a concretizar de forma gostosa o meu objetivo.
Bom, eu gosto do café coado. Ainda não me rendi em casa à sedução chique do Nespresso. 
Ainda.
Permaneço rústico, na tradição. Gosto de contemplar a alquimia do líquido fumegante e transparente que ao passar pelo filtro e pelo pó se transmuta na bebida preta saborosa que me reanima.
Há mais de quarenta anos minhas manhãs têm cheiro por causa dela, bebida tão nossa, banal mas cheia de boça, legítimo sinal olfativo de que o sol nasceu e outro ciclo começa.
O coar tem poesia.
Gosto das filtragens; o pó-bagaço fica no pano ou no papel, como na vida pedaços de momentos ficam enquanto outros escoam para dentro de nós.
Fazendo o café presenciei a chegada da dor transformadora do calor mudando tudo. Processo rude e inevitável. 
O que já cumpriu seu papel é rejeitado depois. 
Trata-se da borra. Serviu para dar sabor, sentido, e agora vai para o lixo.
Alguns a reciclam e ela vira adubo, tinta…
Mas o gosto retirado, sentido, agora é afeto, ânimo, sensação, que mesmo ao passar, fica. E sempre seremos tudo o que ficou.
O coar tem filosofia.
Meu desejo a você é que a sua Páscoa - instante que simboliza sobretudo a renovação - seja um momento de coar.
Filtre o que vale, saboreie. Jogue fora a borra.
Aborrecimento é borra.
Mágoa e culpa são borras.
Raiva pelo que já aconteceu, tristeza pelo que não se pode mudar, medo de limites nunca testados também são.
Guarde essas borras para reciclagem - talvez mereçam atenção e possam ensinar algo. Mas não as deixe em sua boca.
Permita também que além da bebida nova, filtros novos surjam.
E que sejam capazes de coar para dentro de você a alegria com sabor quente dos dias que nunca são iguais. 
Que em meio ao amargo constante da vida você perceba o gosto bom da mudança e da paz.
Renove-se. 
Termino o meu café agora desejando a você uma Feliz Paz-coa!
Saboreie. Saboreie-se. 

**** **** ****
Quer refletir, aprender, crescer, mudar?
Conheça os vídeos e textos gratuitos de Kau Mascarenhas:

Nenhum comentário: