sexta-feira, 8 de março de 2013

92- AS CRIANÇAS E A CACHOEIRA / Trabalho com grupos



Esse é um texto que escrevi para um trabalho de grupo. Você pode ler e comentar as suas respostas no final.




AS CRIANÇAS E A CACHOEIRA
(Kau Mascarenhas)


Era uma vez um grupo de crianças muito curiosas. Elas saíram para brincar na floresta e ficaram encantadas com a beleza das árvores, com as cores das flores, o canto dos pássaros... os aromas diferentes de tantas e tantas ervas. 
Tudo encantava aqueles meninos e meninas. Mas sua grande surpresa foi o momento em que começaram a escutar, no miolo da mata, o ronco de água a cair.
Provavelmente haveria por ali alguma cachoeira. E não precisaram andar muito para encontrá-la.
Abrindo espaço em meio aos arbustos, numa clareira bem grande, encontraram um lago alimentado por uma linda queda d’água.
Imediatamente as suas cabecinhas inocentes imaginaram o quanto seria gostoso pular naquela água fresquinha.
E com gritos de alegria se lançaram no lago, completamente nuas, exibindo felicidade e seus corpos inocentes.
As crianças brincavam animadas, jogando água umas nas outras, pulando das pedras mais altas que serviam como trampolim, e nem imaginavam que suas vozes estavam adentrando a floresta e chegando aos ouvidos de alguém que não estava gostando nada daquilo.
De repente surge esse alguém.
Era um velho com roupão pesado e cenho franzido. Seus cabelos desgrenhados e suas barbas brancas balançavam com o vento. Muitas rugas cobriam sua face, que se enrugava ainda mais pela contrariedade.
E ele então falou de forma áspera e fria: 
- Como ousam banhar-se em minha cachoeira? Como podem se entregar a esse prazer irresponsável? Como se atrevem a ficar nus dessa maneira?
As crianças assustadas apenas ouviam e o alarido que emitiam, de repente, emudeceu. Em seus rostinhos agora se via apenas a expressão da vergonha. 
E o velho continuou:
- E como sabem que a própria Natureza está satisfeita em ver vocês assim? Quem lhes garante que a cachoeira os quer nus dentro dela?
Então, as crianças foram saindo da água e deixaram aquele belo recanto. Sentindo grande saudade da gostosa e fresca cachoeira, foram envelhecendo cinco anos a cada dia.
E a cachoeira, de tristeza, deixou de jorrar.

*****

1-) Peço que sejam comentados os aspectos simbólicos da história. Para você o que siginificam as crianças, o velho e a cachoeira em sua vida?
2-) Como vocês reconstruiriam o final da história para que fique mais interessante de acordo com a ótica do grupo?
3-) Encenar. Que tal teatralizar e viver a história com o novo final?

Nenhum comentário: