quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

63- BRINCANDO COM "CERTO" E "ERRADO"











(foto-ilustração: "Mão com Espinhos" / Kau Mascarenhas)


Certo e errado em se viver com gente

(de Kau Mascarenhas, www.proserinstituto.com.br)

É certo que não se pode transformar uma outra pessoa. E é errado não demandar alguma energia para amparar aquele que anda em caminhos tortuosos.

É certo que não se deve falar mal de quem está ausente. E é errado passar toda uma vida na presença de alguém sem abrir seus olhos para uma realidade a que ele está cego.

É certo que olhar nos olhos representa atenção e respeito, consideração e segurança para muitos. E é errado imaginar que todos os olhos que fogem estão cheios de medo ou são merecedores de desconfiança. Muitos apenas ainda ignoram como contatar a alma do outro com o olhar.

É certo que as companhias que temos podem mostrar muito acerca de quem somos. E é errado nos afastarmos dos que estão caídos ou feridos, equivocados ou perdidos, deixando assim de sermos faróis em suas vidas.

É certo que o outro é um espelho que nos ajuda a saber muito sobre quem somos. E é errado achar que todo espelho sempre reflete de forma precisa aquilo com que se defronta. Ele pode apresentar uma imagem que merece cautela ao ser decifrada.

É certo que cabeça de gente é um mundo insondável. E é errado esquecer de percorrer o universo de dentro do outro, na aventura indescritível de aprender como sua mente funciona. Mesmo sabendo que não vai ser possível saber tudo, o pequeno horizonte que for alcançado já é um rico tesouro.

É certo que não é certo falar de certo e errado em se tratando de viver com gente. E é errado pensar sobre certo e errado, fazer tantos julgamentos e deixá-los entalados no peito, sem expô-los. Só quando enxergamos nossos julgamentos é que podemos dizer a nós mesmos que eles são úteis ou inúteis.

Em se tratando de gente não há um certo e um errado absolutos, apenas o útil ou o inútil na busca da felicidade conjunta.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mude sua Vida. Conheça PNL.
www.proserinstituto.com.br
www.mudandoparamelhor.ning.com

Nenhum comentário: